Suspenso aumento das tarifas do transporte no Entorno do DF

Reajuste que teria início neste domingo (23) foi adiado por órgãos federais, beneficiando milhares de usuários do transporte coletivo na região. Goiás e DF dividirão custos do subsídio à passagem

Há: 10 meses atrás

Foto: Secom

O reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte público na região do Entorno, previsto para entrar em vigor neste domingo (23), foi suspenso. A decisão foi comunicada pelo Ministério dos Transportes à Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF) neste sábado (22), após solicitações dos executivos de Goiás e do Distrito Federal (GDF).

“É mais um passo nessa luta que estamos travando desde 2023. Conseguimos evitar um aumento que pesaria no bolso do usuário e vamos seguir em frente para consolidar o consórcio com o GDF”, comemorou o governador Ronaldo Caiado.

A suspensão do reajuste, com validade inicial de seis meses, foi motivada pelo acordo negociado na quinta-feira (20) pelo vice-governador Daniel Vilela, junto ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Ambos concordaram em instituir um novo modelo de subsídio ao transporte da região, dividido pelos dois entes federativos, enquanto a infraestrutura do serviço ficará sob responsabilidade do Governo Federal.

Vilela em reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha, na quinta-feira (20)

O pedido de adiamento do reajuste, que seria aplicado independentemente da decisão sobre o subsídio, foi encaminhado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, na sexta-feira (21). No documento, destacou-se a necessidade de evitar impactos financeiros imediatos para os passageiros, considerando que a implementação do consórcio e do subsídio exige um período de adaptação.

Melhorias no setor

Além do subsídio tarifário, Caiado incluiu a construção do BRT entre Luziânia e Brasília como um dos três projetos prioritários do Estado no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Por meio da Secretaria do Entorno do DF e da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Goiás também negocia a implantação do BRT entre Águas Lindas e Brasília, além de um VLT entre Valparaíso e Brasília.

“Após mais de 50 reuniões, estamos concluindo o trabalho do grupo técnico e assinando o relatório que consolida essa nova fase. É um marco para a região do Entorno”, destacou a secretária do Entorno, Caroline Fleury.

Relacionados:

Últimas notícias