O projeto Brasíl.IA está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação na área de tecnologia nas regiões administrativas de Arniqueira, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante. As aulas são promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Instituto Nacional de Empoderamento Social e Qualificação (Inesq). As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (4).
O projeto é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). Ao todo, são oferecidos 36 cursos em segmentos como inteligência artificial, big data, internet das coisas e desenvolvimento de games. As aulas começaram na última terça-feira (1º), mas ainda há vagas disponíveis. No total, são oferecidas 800 oportunidades nesta fase.
As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (4) pelo site. As carretas que funcionam como salas de aula estão estacionadas em locais estratégicos das quatro regiões: no Recanto das Emas, em frente à Escola 113; no Riacho Fundo II, em frente à Administração Regional; em Arniqueira, ao lado da Administração Regional; e no Núcleo Bandeirante, em frente à Administração Regional.
Até o momento, 530 alunos já estão matriculados nesta etapa, sendo 173 em Arniqueira, 110 no Núcleo Bandeirante, 134 no Riacho Fundo II e 113 no Recanto das Emas.
O projeto Brasíl.IA é 100% gratuito e inclui material didático completo. Os cursos possuem carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de cerca de 20 dias. As aulas acontecem em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Segundo Lincoln Silva, um dos organizadores do projeto, os participantes têm acesso a notebooks individuais e são acompanhados por professores especialistas em tecnologia.
“O foco é estimular o conhecimento na área de tecnologia entre jovens em situação de vulnerabilidade social. No curso, os alunos vão encontrar professores atuantes na área, ou seja, que, além de serem formados em Tecnologia da Informação, também são especialistas nas temáticas abordadas pelo projeto”, afirma.