O protagonismo das mulheres ganha destaque em dois curtas-metragens de ficção e um documentário longa-metragem que integram a programação da Mostra Brasília desta quinta-feira (5). As três produções concorrem ao 26º Troféu Câmara Legislativa, dedicado a filmes produzidos no Distrito Federal. Entre as protagonistas estão as atrizes Letícia Rudra, em “Xarpi”, e Gleide Firmino, em “Via Sacra”. Já o documentário O filme “A Câmara” foca no cotidiano de deputadas federais em pleno exercício de seus mandatos.
A sessão tem início às 18h, com entrada gratuita, na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília e em espaços culturais do Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul). O filme de abertura, Xarpi, dirigido por Rafael Lobo, acompanha uma personagem que enfrenta sozinha a noite da cidade, quando encontra um pichador misterioso.
Na sequência, o curta Via Sacra traz a história de Gleide, que tenta manter o foco no trabalho enquanto lida com a violência policial de cunho racista exibida na televisão. Um telefonema inesperado a conduz a uma verdadeira jornada pela vida. O diretor é o roteirista e ator João Gomes.
Fechando a programação da noite, o documentário A Câmara, dirigido por Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão, oferece uma reflexão sobre o papel das mulheres na política ao acompanhar deputadas federais de diferentes partidos durante o ano de 2022. O longa já foi exibido em festivais como o DocLisboa e a Mostra de Cinema de Tiradentes.
As sessões da Mostra Brasília seguem até sexta-feira (6), oferecendo recursos de acessibilidade como legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo. Este ano, 12 filmes concorrem a um total de R$ 240 mil em prêmios, divididos entre as melhores produções (júris oficial e popular) e categorias técnicas como direção, roteiro e fotografia.
Os vencedores serão anunciados no encerramento do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no sábado (7), às 17h.