O Governo do Distrito Federal (GDF) vai abrir o processo de licitação para a concessão por 20 anos dos estacionamentos públicos no Distrito Federal, a Zona Verde. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta sexta-feira (20). A previsão é que o edital de licitação seja publicado na próxima semana.
“Considerando os estudos, discussões e deliberações, que trataram das questões atinentes à realização de licitação, na modalidade concorrência internacional, para delegação do serviço público do sistema de estacionamento rotativo público, denominado “Projeto Zona Verde”.
Estão sendo ofertados para a licitação os estacionamentos nas quadras comerciais da Asa Sul e Asa Norte; do Sudoeste; do SIG; SIA; Setores Bancários, Comercial e de Autarquias (Sul e Norte); Esplanada dos Ministérios; Eixo Monumental; Bolsões nas estações de metrô e BRT.
A prestação do serviço concedido envolve todas as etapas do projeto, desde a implantação e operação do sistema, passando pela exploração e o gerenciamento dos estacionamentos rotativos, inclusive a manutenção das áreas exploradas. O objetivo é disponibilizar vagas de estacionamento para diminuir o tempo de procura, aumentar a rotatividade e melhorar a mobilidade do trânsito de Brasília.
Na justificativa para a implementação da Zona Verde, o GDF alega que a medida visa beneficiar a mobilidade no Distrito Federal.
“A implantação do sistema público de estacionamentos rotativos no Distrito Federal apresenta-se fundamentalmente como uma política de mobilidade urbana.” Isso porque visa desestimular o uso do transporte individual e incentivar o uso do transporte público, ônibus e metrô, e modos ativos de locomoção, caminhada e bicicleta, por exemplo”.
De acordo com o texto no DODF, o GDF levou em conta estudos, discussões e deliberações, “que trataram das questões atinentes à realização de licitação, na modalidade concorrência internacional, para delegação do serviço público do sistema de estacionamento rotativo público, denominado ‘Projeto Zona Verde’.