O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, nesta sexta-feira (10), à distribuição de kits de sementes pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), a famílias de agricultores assentados. A entrega faz parte da primeira chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Sementes).
Durante o evento de entrega, a governadora em exercício, Celina Leão, destacou a importância do fortalecimento da produção agrícola sustentável.
“A produção agrícola familiar é essencial para preservar o cinturão verde do Distrito Federal. São os homens e mulheres do campo que estão preservando essas áreas”, disse.
Nesta primeira etapa, foram beneficiadas 250 famílias de produtores rurais dos assentamentos de Planaltina, Ceilândia, Paranoá e São Sebastião. Eles receberam 11 toneladas de insumos, incluindo sementes de milho crioulo, feijão-carioca e amendoim.
“O milho é a segunda cultura mais importante do Distrito Federal, só perdendo para a soja, e é fundamental para a alimentação humana e animal. A capital é uma das maiores produtoras de feijão do Brasil, com uma média de produtividade quatro vezes superior à média nacional”, detalhou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.
Os alimentos são selecionados pela Seagri conforme a demanda de cada comunidade.
Em 2024, o PAA atendeu 263 instituições, beneficiando mais de 68 mil pessoas. Além disso, 224 agricultores familiares participaram, fornecendo 161.478 toneladas de alimentos.
Agricultores interessados em participar do programa podem consultar o edital completo no site da Seagri.