Apesar de não haver previsão de chuva forte neste domingo (6), a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro manteve o alerta de risco muito alto para áreas das regiões Serrana e da Costa Verde, com foco em Angra dos Reis e Petrópolis, as cidades mais afetadas pelos temporais dos últimos dias. O risco alto também se mantém em Mangaratiba, Teresópolis e Duque de Caxias.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), também há risco moderado de deslizamentos em todo o estado. A previsão é de pancadas de chuva fraca a moderada de forma isolada.
Situação nas cidades afetadas
Angra dos Reis contabiliza 331 desalojados, cuja prefeitura realiza atendimentos em quatro abrigos. Foram registrados até a noite deste sábado (5), seis deslizamentos, seis alagamentos, nove quedas de árvores e interdições de vias. O município decretou estado de emergência e está recebendo doações de alimentos, roupas, água e itens de higiene.
Em Petrópolis, o acumulado de chuva ultrapassou 300 mm em 24 horas, 50% acima da média esperada para todo o mês de abril. A Defesa Civil já recebeu 113 chamados, vistoriou 80 locais e ainda abrigou 73 pessoas em pontos de apoio.