Aprovação do governo Lula cai para 47% enquanto reprovação aumenta, aponta Quaest

O levantamento foi  realizado entre os dias 23 e 26 de janeiro. Foram entrevistados 4,5 mil eleitores em todo o Brasil

Há: 6 meses atrás

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Divulgada nesta segunda-feira (27), a pesquisa Quaest mostra que o governo Lula (PT) é reprovado por 49% dos eleitores brasileiros e aprovado por 47%. Desde o início da série histórica da pesquisa, em fevereiro de 2023, este é o percentual mais alto.

Comparado ao levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2024, a aprovação ao trabalho do presidente caiu de 52% para 47%, enquanto a reprovação subiu de 47% para 49%.

A pesquisa, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, com 4,5 mil entrevistas em todo o Brasil. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Recorte por regiões

A pesquisa mostra que no Nordeste, região onde Lula mantém sua maior base de apoio, 60% dos eleitores aprovam o trabalho do presidente, enquanto 37% reprovam. Porém, o cenário piorou em relação a dezembro, quando a aprovação era de 67% e a reprovação, 32%.

No Sudeste, a reprovação permaneceu estável em 53%, com a aprovação caindo de 44% para 42%.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, a reprovação caiu levemente, de 50% para 49%, enquanto a aprovação permaneceu em 48%.

Já no Sul, a rejeição subiu significativamente, de 52% para 59%, e a aprovação caiu de 46% para 39%.

A pesquisa avaliou a percepção geral dos entrevistados sobre o governo Lula. Para 31%, a avaliação do governo é positiva, uma queda em relação aos 33% registrados anteriormente. Já 37% consideram a gestão negativa, um aumento em relação aos 31% da pesquisa anterior. Outros 28% avaliam o governo como regular, frente aos 34% anteriores.  Os que não souberam ou não responderam somam 4%.

Uma parte significativa dos entrevistados destacou a alta no preço dos alimentos e a polêmica sobre a regulação do Pix como notícias negativas relacionadas ao governo.

Relacionados:

Últimas notícias