Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado Federal com ampla maioria, 73 votos

Há: 6 meses atrás

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O retorno do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência do Senado Federal já era tido como certo, porém, o placar de 73 dos 81 votos, é admirável. Alcolumbre sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu o Senado nos últimos quatro anos.

A votação que elegeu Davi o novo presidente do Senado Federal pelos próximos dois anos, biênio 2025-2026, ocorreu neste sábado (1º), com a presença de todos os 81 senadores.

O pleito é feito por meio de cédulas de papel, em votação secreta, com a chamada dos parlamentares a partir da ordem de criação dos estados.

Concorreram ao cargo, junto com Alcolumbre, os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que tiveram quatro votos cada um.

O senador declarou que volta ao cargo para ser um “catalizador do desejo do Plenário” e reafirmou seu compromisso em ajudar na construção dos “consensos necessários” para melhorar a vida da população brasileira.

“Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”.

Ele também falou sobre liderança e união. “Para mim, governar é ouvir e liderar é servir. É disso que o nosso país precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”.

Alcolumbre já presidiu o Senado Federal e o Congresso Nacional entre os anos de 2019 e 20211, na época ele foi eleito com 42 votos dos 81 senadores.

Relacionados:

Últimas notícias