O ciclone tropical Chido atingiu o norte de Moçambique neste domingo (15), trazendo ventos violentos e chuvas torrenciais. O ciclone causou a queda de postes de energia, destruiu abrigos e deixou estradas inundadas.
Em Pemba, cidade localizada na costa nordeste do país, imagens divulgadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram ventos intensos e áreas alagadas. A organização informou que está mobilizada para atender os serviços essenciais.
“O Unicef está muito preocupado com os impactos imediatos e a longo prazo numa população já muito vulnerável. Estamos no terreno, a trabalhar com parceiros e o governo para responder as necessidades urgentes das famílias e crianças afectadas”, diz a mensagem.
Antes de chegar a Moçambique, o ciclone passou pelo arquipélago francês de Mayotte, no Oceano Índico, onde causou a morte de 14 pessoas e deixou centenas de feridos.
O serviço nacional de meteorologia da França classificou a tempestade como a mais intensa a atingir Mayotte nos últimos 90 anos.