Quatro cães, sendo dois filhotes e dois adultos, foram resgatados por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), em uma residência na QR 514, Samambaia. Os animais foram carinhosamente apelidados pela equipe como Claudinho, Buchecha, Bambam e Pedrita.
Os cães estavam abandonados e trancados dentro da residência, há pelo menos um mês e meio, sendo alimentados por vizinhos que lançavam comida por baixo do portão.
Ao chegar no local, os policiais encontraram a casa completamente abandonada, repleta de fezes e sujeira.
Os cães adultos apresentavam sinais graves de desnutrição, febre, desidratação e infestação por pulgas e vermes. Um deles exibe sintomas neurológicos indicativos de cinomose, uma doença viral altamente debilitante. Os filhotes, encontrados escondidos dentro de uma caixa plástica no andar superior da casa, também estavam desidratados, com vermes, pulgas e carrapatos.
Após o resgate, todos os animais foram encaminhados ao Hospital Veterinário Público de Taguatinga (HVEP), onde passaram por exames clínicos e receberam os primeiros cuidados veterinários. A equipe médica confirmou o estado de saúde debilitado dos cães e iniciou o tratamento necessário.
A PCDF já identificou o responsável pelo abandono, segundo a corporação ele será indiciado pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, cuja pena é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda de animais.