A Polícia Federal (PF) investiga um caso de possível vazamento de imagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o tema da redação, antes do horário permitido. Uma pessoa foi indiciada.
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável pelo exame, não haverá prejuízo para os candidatos.
“Os episódios são registrados em ata de sala de aplicação e não comprometem a lisura do certame”.
Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que quase 5 mil candidatos foram eliminados por vários motivos, tais como: deixar o local da prova com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais; por estar portando equipamentos eletrônicos; por se ausentar antes do horário permitido, por não seguir as orientações dos fiscais.
Santana fez um breve resumo do primeiro dia de provas, caiu a abstenção de alunos em relação ao ano passado, passando de 28,1% em 2023, para 26,6%, em 2024.
Neste ano há maior participação de alunos da rede pública de ensino, no ano passado eles representavam 58%, neste ano 94% dos estudantes concluindo o ensino médio em escolas públicas.
As provas foram aplicadas em 1.753 municípios.