Volta às aulas na rede pública mobiliza forças de segurança do Distrito Federal

Há: 9 meses atrás

A PMDF se preparou para ações de prevenção ao bullying e ao cyberbullying, entre outros temas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A rede pública de ensino retoma as aulas nesta segunda-feira (10). Para garantir a tranquilidade de estudantes e responsáveis neste retorno, as forças de segurança do Distrito Federal preparam um esquema especial que prevê, entre outras coisas, reforço no policiamento nas imediações de escolas e execução de ações educativas.

A comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar do DF (PMDF), tenente-coronel Renata Cardoso, explica que o público-alvo da ação é de quase 1 milhão de pessoas, considerando cerca de 650 mil alunos do ensino básico das redes pública, privada e ensino superior, além dos respectivos responsáveis. Ao todo, são 1.649 estabelecimentos de ensino da capital federal. Os números colocam a Operação Volta às Aulas como uma das principais da PMDF. “A gente tem o objetivo de fazer esse retorno garantindo a sensação de segurança para todo esse público”, aponta.

Além de intensificar o policiamento nas áreas próximas a unidades, a corporação também vai promover campanhas educativas em cinco colégios de diferentes regiões do DF, um em cada dia da semana de 10 a 14 de fevereiro. Haverá distribuição de folders com dicas de segurança e palestras sobre temas como bullying e combate às drogas.

A segurança no deslocamento de estudantes e responsáveis também é uma preocupação. Por isso, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) já vem intensificando ações educativas. Na última semana de janeiro, cerca de 6 mil pais e alunos foram abordados por equipes da Diretoria de Educação de Trânsito em blitzes preventivas, que contaram com bonecos, contação de história e outras iniciativas lúdicas para conscientizar o público.

Com o retorno efetivo das aulas, o órgão fará abordagem na porta das escolas e palestras dentro das unidades. “Queremos alcançar, somente agora em fevereiro, com a segunda edição do programa Volta às Aulas, 10 mil estudantes, dos ensinos fundamental I e II, de 25 instituições de ensino públicas e privadas em todo o DF. Abordamos temas fundamentais como normas de circulação e cuidados essenciais no trajeto até a escola, seja a pé, de bicicleta, carro, transporte escolar ou ônibus, utilizando linguagem acessível, a partir de exemplos concretos da realidade de cada um. Nosso objetivo é fazer cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de que a educação para o trânsito é um direito de todos”, projeta a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Moreira.

Relacionados:

Últimas notícias