O Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu o processo de licitação para contratação de empresa responsável pela reforma da Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Terceira Ponte, no Lago Sul. No final do ano passado, o GDF anunciou a abertura do processo de licitação.
Segundo o TCDF existem alguns pontos da licitação que precisam ser esclarecidos, a Corte estipulou o prazo de 15 dias para que a Novacap responda aos questionamentos.
A ponte foi inaugurada em 15 de dezembro de 2002, e essa será a primeira vez que será submetida a uma grande reforma.
Um dos cartões postais de Brasília está com aparência de abandono, com os arcos, antes brancos, agora manchados. Durante a noite a falta de iluminação no local também é preocupante.
De acordo com o edital, a estimativa é que a obra custe R$ 92 milhões. A reforma da estrutura ocorrerá em quatro etapas. A primeira, já licitada, é para troca das juntas de dilatação. A segunda é a atual, que diz respeito à parte estrutural da Ponte JK. Na sequência, a Novacap fará as etapas de pintura e estais (cabos de aço), e por último a pavimentação.
A Ponte JK tem cerca de 1,2 mil m de extensão por 24 m de largura. Possui três pistas em cada sentido, dois passeios para pedestres e três arcos de 240 m.