Tesourinhas cobertas pelas águas, estacionamentos alagados e ruas inundadas, essas cenas retornaram, nesta quarta-feira (16), no início da Asa Norte, após a forte chuva que caiu em algumas regiões do Distrito Federal.
De acordo com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), as obras do programa de drenagem e captação das águas pluviais, o Drenar, estão 90% concluídas.
Entretanto, ainda segundo a Terracap, não foi possível concluir o projeto há tempo, devido a dificuldade encontrada nas escavações.
Durante a escavação de um túnel de 3,6 km com 1,2 km já executado, os engenheiros se depararam com um solo mais rígido do que o previsto nos estudos prévios conduzidos pelas equipes técnicas.
No momento o trabalho está sendo feito com máquinas, escavadeiras e furadeiras hidráulicas.
A Agência afirma que apesar dos obstáculos encontrados, as obras estão em ritmo acelerado, sendo que do total de 7,7 km de túneis projetados, 7 km já foram executados, sendo 5,4 km deles já concretados para facilitar o escoamento da água e reforçar a proteção dos aneis de aço corrugado que estruturam as galerias.
O programa Drenar foi lançado em janeiro de 2023, com objetivo de dar um fim aos tradicionais alagamentos que assolam moradores e comerciantes das primeiras quadras da Asa Norte.
Caos devido aos alagamentos
Os motoristas que tentaram acessar as quadras 201/N e 202/N não tiveram êxito devido ao alagamento da tesourinha na região que liga a W3 com a L2.
Ainda na Asa Norte, a rotatória em frente ao edifício sede do Banco do Brasil também ficou alagado.
Servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ficaram assustados com a invasão da chuva na garagem do edifício.
Felizmente, de acordo com o MPDFT a situação foi rapidamente controlada sem causar muitos prejuízos.
“Devido a forte chuva, o escoamento da garagem ficou sobrecarregado, o que resultou em um breve acúmulo de água na entrada, mas a situação foi contornada”.
O alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para chuvas intensas ainda é válido para esta quinta-feira (17). Por isso é preciso tomar cuidado.