O Governo Federal vai realizar na próxima quarta-feira (8), uma solenidade com um ato simbólico, “abraço à democracia” em alusão ao 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e vandalizadas, na Esplanada dos Ministérios. Na ocasião também haverá a mostra das obras de arte que foram restauradas.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, uma extensa programação está prevista para marcar a data, em Brasília, com início às 9h30, quando terá início a devolução das obras de arte.
Serão restituídas ao patrimônio público 21 peças, incluindo um relógio do século 17, presente da Corte Francesa a Dom João VI, que virou símbolo dos atos antidemocráticos. A peça será entregue na Suíça.
A maior parte das obras de arte foi recuperada por equipes especializadas no próprio Palácio da Alvorada, com exceção do relógio, consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. A peça secular, junto com uma ânfora portuguesa em cerâmica esmaltada, teria exigido maior esforço na recuperação, devido à dificuldade e delicadeza dos reparos.