A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCTIE) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), lançará na próxima terça-feira (24) os totens de segurança no Setor Comercial Sul e ao lado da Praça do Relógio, em Taguatinga. O projeto, em caráter experimental, visa aprimorar o atendimento a emergências, reduzir a criminalidade, apoiar investigações policiais e, sobretudo, fortalecer a sensação de segurança na capital.
“Somos a segunda cidade mais segura do país e temos reduções criminais muito importantes. Nosso objetivo é que essa nova tecnologia possa contribuir com a sensação de segurança da população e refletir esses dados. Inicialmente, funcionará em caráter experimental. A permanência da nova ferramenta, e a implementação em outras regiões administrativas, dependerá da efetividade e análise de relatórios”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Os postes de segurança poderão integrar o sistema Projeto de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal (PVU). Além de funcionarem como um sistema de acionamento de emergências, as seis câmeras poderão contribuir com investigações policiais. As imagens serão direcionadas ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
A tecnologia, presente em 14 estados brasileiros, como São Paulo e Pará, consiste em equipamentos personalizados de 4 metros de altura, com funcionalidades como sistema de giroflex, comunicador de alta potência para alertas e mensagens de áudio, além de monitoramento simultâneo por câmeras 360°.
Ao acionar o totem, o cidadão será atendido pelo Copom, responsável pelo monitoramento.
Os dispositivos funcionarão em fase de teste, por 90 dias. Após o período, serão feitos relatórios e análises para avaliar a efetividade da tecnologia.