O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), escolheu a Bahia para o lançamento da candidatura dele à presidência da República em 2026, nesta sexta-feira (04)..
É o primeiro nome a se lançar na disputa e toda a pressa faz sentido: quer se tornar mais conhecido pelos eleitores em todo o Brasil, já que em Goiás é reconhecido e aprovado.
Só falta um detalhe: apoio político. Nem o próprio partido embarcou na pré-candidatura. Mas Caiado acredita que tudo vai mudar quando subir nas pesquisas.
E por falar em pesquisa, levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (3) indica que o presidente Lula (PT) seria reeleito contra todos os nomes que estão hoje na mesa.
Contra Caiado, em um eventual 2º turno em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com 44% das intenções de voto. O governador goiano teria 30%..
A pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, levantou ao todo oito cenários, com Lula enfrentando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal e filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.