Reforma Tributária é pauta do Fórum Nacional de Governadores nesta terça-feira

Destaque para alteração da cláusula de reajuste do Fundo Constitucional do DF

Há: 2 meses atrás

O Fórum Nacional de Governadores será aberto pelo governador do DF, Ibaneis Rocha | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Reforma Tributária é a pauta da 6ª edição do Fórum Nacional de Governadores, que reúne chefes do Executivo de todo o país nesta terça-feira (10), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. A segurança pública e o sistema de saúde também serão debatidos.

Os governadores vão debater sobre três assuntos: o pacote de medidas econômicas anunciado pelo governo federal e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária, a segurança pública e o Programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde (Pmae).

A abertura ficará a cargo, tradicionalmente, do coordenador do Fórum, o governador Ibaneis Rocha, seguida de fala do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.

A segurança pública nacional será a primeira pauta, com as participações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública e secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Os governadores vão tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que pretende atualizar a Constituição Federal para que estados, DF e União formem um pacto federativo em combate à escalada do crime organizado no Brasil. 

Os governadores também vão reforçar a proposta de um pacto pela segurança em que sejam ouvidos e atendidos pela União de acordo com suas peculiaridades e necessidades.

O segundo item da pauta são os planos de ação regionais do Pmae. Novamente, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará a exposição do tema aos governadores; o DF já fez a adesão ao projeto.

O programa tem como objetivo reduzir o tempo e a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), seja com consultas e exames, seja com cirurgias. Segundo a ministra, estão sob foco os pacientes, a digitalização de processos e a formação de novos especialistas.

E para finalizar o encontro, os governadores vão discutir o pacote de medidas fiscais anunciado pelo governo federal. A exposição sobre o tema será do presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier.

O corte de despesas da União prevê uma série de medidas para reduzir os custos federais em R$ 70 bilhões em dois anos. Entre os pontos polêmicos da mudança está a alteração da cláusula de reajuste do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

Relacionados:

A renegociação de dívidas de clientes com débitos com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)…

Há: 3 horas atrás

Estudo realizado pelo Detran-DF sobre os 223 acidentes de trânsito com vítimas fatais ocorridos em 2024 aponta…

Há: 3 horas atrás

Nesta quarta-feira (5), devido à partida de futebol entre Vasco e Fluminense, as equipes de fiscalização do…

Há: 3 horas atrás

As regiões administrativas do Lago Sul, Sol Nascente e Planaltina ficarão temporariamente sem energia nesta quarta-feira (5)….

Há: 4 horas atrás

Desde o ano passado está em vigor no Distrito Federal uma lei que cria uma “lista de…

Há: 13 horas atrás

Consolidando-se como um dos principais hubs do país, o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek deu…

Há: 13 horas atrás

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, esteve presente na sessão solene que deu início ao ano…

Há: 15 horas atrás

Nesta quarta-feira (5), às 15h, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresentará, em…

Há: 16 horas atrás

Últimas notícias