O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas às autoridades do Azerbaijão neste sábado (28) pela queda do avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, que ocorreu na quarta-feira (25), resultando na morte de 38 pessoas. O incidente aconteceu no espaço aéreo russo. A aeronave seguia de Baku para Grozny, capital da Chechênia e caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão.
“Vladimir Putin pediu desculpas pelo fato de o incidente ter acontecido no espaço aéreo russo, mais uma vez ofereceu profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos”, informou a nota do governo russo.
No entanto, a declaração de Putin não inclui uma admissão de culpa, referindo-se ao caso como um “trágico incidente”.
Quatro fontes com conhecimento das conclusões preliminares da investigação do Azerbaijão disseram à agência Reuters que as defesas aéreas russas teriam derrubado o voo por engano. Além disso, relatos de passageiros mencionaram estrondos antes da queda.
A investigação inicial está em andamento.
Do total de pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação; 38 pessoas morreram e 29 ficaram feridas.