Águas Claras, Guará e Plano Piloto recebem, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, o projeto Mulheres de Areia Brasília. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e a Associação Brasiliense de Apoio ao Esporte (Abae).
O evento, com três etapas programadas, contará com competições esportivas exclusivamente femininas nas modalidades de vôlei de praia, futevôlei e beach tennis. Ao todo, 144 mulheres participarão diretamente das atividades, que integram esporte, cultura e saúde integral. Todas as etapas são abertas ao público.
A ação promove inclusão, diversidade e bem-estar físico e mental, integrando esporte, cultura e conscientização no combate à violência contra a mulher.
“A inclusão feminina no esporte é uma forma poderosa de promover saúde, autoconfiança e conscientização. Por meio desse programa, queremos não apenas levar informações, mas também criar um ambiente seguro e inspirador, onde as mulheres possam se expressar e desenvolver suas habilidades, seja no esporte, na cultura ou no empreendedorismo”, ressaltou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
Calendário:
Etapa Águas Claras: O lançamento do evento acontece neste sábado (28), na Arena Oásis, com a participação de 12 duplas competindo no vôlei de praia. As duplas serão compostas por uma atleta iniciante e uma atleta intermediária.
Etapa Guará: De 1º a 2 de fevereiro de 2025, o campeonato de futevôlei será realizado na Praça da Bandeira.
Etapa Plano Piloto: A última etapa ocorrerá nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2025, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, com competições de vôlei de praia e beach tennis.
Além das competições, o projeto oferece palestras sobre saúde emocional, direitos das mulheres e empreendedorismo, e serviços de bem-estar, como maquiagem e massagem.