Dos mais de 4,3 milhões inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 73,4% participaram da prova neste domingo (3), segundo dados preliminares do Ministério da Educação.
O índice aponta um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram.
O balanço parcial foi apresentado em coletiva de imprensa, pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição.
De acordo com o ministro, o maior interesse de concluintes do ensino médio no Enem foi uma das coisas mais importantes dessa edição, além do crescimento do número de inscritos.
“Tivemos vários estados nos quais o percentual de concluintes quase dobrou. Esses números são um reflexo não só do esforço dos estados, que estimulam a inscrição, mas de um efeito forte do Pé-de-Meia”, disse Santana.
No primeiro dia de provas, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
No total, foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.
Ao todo, 4.999 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo.
Outras 689 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.
O exame continuará no próximo domingo (10). O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro.