O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a nova cirurgia nesta quinta-feira (12), ele segue internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com a equipe médica que cuida da saúde do presidente da República, o procedimento já era previsto.
A médica Ana Helena Germoglio, disse, no final da tarde de ontem (11), que a embolização de artéria meníngea média à qual Lula será submetido já estava prevista desde o “momento zero” da cirurgia, feita na madrugada da última terça-feira (10).
“Desde o momento zero, dentro do centro cirúrgico, já existia essa programação. O que faltava era a gente bater o martelo em qual dia ou em qual momento seria a melhor hora de fazer, que foi discutido hoje”.
O procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.
O médico Roberto Kalil Filho ressaltou que o procedimento é simples e o novo procedimento só será possível de fazer porque Lula apresentou uma boa evolução no pós-operatório. Ele explicou ainda que a embolização não altera o tempo de recuperação do presidente na unidade de terapia intensiva.
“A evolução foi muito boa, o presidente está em estado geral ótimo. Então, isso foi decidido simplesmente como protocolo, como complemento da cirurgia”.
Kalil informou que o procedimento não precisará ser feito no centro cirúrgico, deve demorar em torno de uma hora. É um cateterismo via femoral, com uso de sedação ou de anestesia.
“É um procedimento relativamente simples e de baixo risco”.
O médico acrescentou que o dreno colocado na cabeça do presidente poderá ser retirado no procedimento.
Segundo o último boletim médico, Lula continuou internado e ontem (11) teve um dia positivo, recebendo visitas de familiares, caminhando e fazendo fisioterapia.
Ainda não há previsão de alta, mas a expectativa é de que o presidente retorne a Brasília no início da próxima semana.
O presidente foi submetido, na madrugada da última terça-feira (10), a uma craniotomia para drenagem de hematoma.
Após sentir forte dor de cabeça, Lula procurou o hospital e realizou um exame de imagem, a ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.

