Se as crianças têm medo do bicho papão, o governo federal se assusta com outra coisa: as fake news.
O presidente Lula disse na quinta-feira que “não temos que ter medo de enfrentar as fake news”. Mas Lula falou isso um dia depois que o governo voltou atrás na medida sobre a fiscalização do pix, depois de uma onda de desinformação na internet de que haveria taxação ou cobrança de impostos sobre as transferências via pix.
Foram 15 dias de boatos que abalaram o governo. O novo secretário de comunicação, ministro Sidônio Palmeira, logo ao assumir entendeu que essa era uma luta perdida e incentivou o governo a revogar a norma da Receita Federal.
O presidente Lula disse que “não temos que ter medo de enfrentar as mentiras das fake news e não temos que ter medo de fazer um debate, fazer a disputa”.
Lula justificou. “Porque, se a gente perde, o sistema democrático está correndo risco no mundo inteiro e a gente vai voltar a uma coisa que não queremos: voltar ao fascismo, ao nazismo, ao desrespeito aos direitos humanos”.
A fala do presidente Lula traz a sensação contrária: o governo tem medo, sim, das fake news. E perdeu a batalha do pic para os boatos na internet.
Sem medo, não haveria motivo para entrar no tema em uma cerimônia no Palácio do Planalto da maior importância : a sanção da primeira parte da regulamentação da Reforma Tributária, com as regras sobre a implementação do novo sistema de impostos no país.
O ministro da Fazenda, Fernanda Haddad, destacou na cerimônia que a Reforma Tributária é o maior legado que o governo Lula vai deixar para o país.
Apesar de não haver uma redução nos impostos que o brasileiro pag, há uma simplificação nessa sopa de letrinhas dos tributos, a médio prazo. Ao longo dos próximos anos, espera-se maior competitividade para a economia brasileira.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante a cerimônia no Planalto , também abordou o tema da desinformação e disse que “aqueles que trabalham vão vencer aqueles que enganam a população”.
Resumindo, governo e aliados estão com muito medo da fake news e buscam formas de combater esse bicho papão depois da derrota do pix, ainda mal digerida.