Pacientes e familiares reclamam da falta de atendimento médico e de limpeza nos hospitais da rede pública do Distrito Federal.
De acordo com as denúncias, pacientes internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) não estão sendo medicados e alguns aguardam há dias para serem submetidos a cirurgias.
A falta de médicos também ocorre nas pediatrias do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) e no Hospital Regional do Paranoá (HRP), conforme reclamações de mães que buscaram atendimento nas unidades e não conseguiram.
Outro grave problema enfrentado por quem busca atendimento em hospitais, assim como, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é a falta de higiene, devido à greve dos trabalhadores terceirizados da limpeza.
Os trabalhadores da empresa Ipanema, estão em greve desde o dia 12 de novembro, o motivo é o atraso no pagamento dos salários de outubro, e o não recebimento do vale-alimentação e transporte do mês de novembro.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, sobre a greve dos terceirizados, a Pasta informou que está rescindindo o contrato com a empresa Ipanema, que não vem honrando com os compromissos com seus funcionários.
Em relação ao questionamento sobre a falta de médicos nos hospitais, a Saúde não respondeu. Leia a nota:
“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que está rescindindo o contrato com a empresa Ipanema, que não vem honrando com os compromissos com seus funcionários. Para isso, estão sendo convocadas as empresas remanescentes do pregão que ocorreu em 2022, a fim de regularizar a situação. A pasta também está organizando os fluxos internos para realizar o pagamento direto aos 600 funcionários da limpeza. Em todos os hospitais estamos priorizando o serviço do Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Utis.
Sobre a falta de medicamentos, favor especificar a pauta”.
Também houve a tentativa de contato com a empresa Ipanema, porém depois de diversas ligações, uma pessoa da área da Segurança desligou o telefone depois da identificação da repórter.