A Polícia Federal deflagou, na manhã terça terça-feira (3), a 2ª fase da Operação Falcões de Aço, cumprindo seis mandados de busca e apreensão em residências de agentes públicos e três mandados de prisão preventiva contra traficantes e integrantes de uma organização criminosa na região do Vale do Aço, em Minas Gerais.
A operação visa o combate aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
Os materiais recolhidos na primeira fase da operação, levaram à identificação de novos investigados, entre eles, empresários do setor farmacêutico que forneciam insumos para a adulteração de drogas, especialmente a cafeína.
Também foram identificados traficantes da região de Coronel Fabriciano/MG, que utilizavam esses insumos para aumentar a quantidade de entorpecentes destinados ao tráfico.
As investigações revelaram o desvio de insumos farmacêuticos comumente usados para adulterar cloridrato de cocaína, visando aumentar o volume da substância ao misturá-la com esses produtos.
Foram traçadas linhas investigativas que levaram à identificação de diversos criminosos, seus “laranjas” e a complexa rede de transações financeiras que envolve traficantes locais, sendo que, em muitos casos, os destinatários eram pessoas residentes em regiões de fronteira com o Brasil notoriamente conhecidas pelo intenso tráfico de drogas.