Ministério do Trabalho aponta que DF lidera geração de empregos formais no Centro-Oeste 

Há: 6 meses atrás

Os três segmentos que mais geraram empregos no período foram o setor de serviços, construção civil e comércio | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, em setembro o Distrito Federal liderou a geração de empregos formais na região Centro-Oeste.

O DF criou 6.211 postos de trabalho no último mês. O levantamento foi divulgado pelo governo federal nesta quarta-feira (30). 

O estudo mostra que o setor de serviços foi o responsável pela maior geração de empregos no período, com 4.027 postos de trabalho. Em seguida, estão os ramos de construção civil (1.202 vagas criadas) e de comércio (828).

Hoje, no Distrito Federal, 1.008.743 pessoas ocupam empregos formais. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, já são mais de 40.961 vagas criadas. Na série dos últimos 12 meses com ajuste, foram mais de 41,6 mil.

Desemprego recua em setembro

O desemprego no Distrito Federal recuou de 15,6% para 15,4%, entre agosto e setembro deste ano, e recuou em relação a setembro de 2023, quando a taxa era de 16,5%. 

Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF) e da Periferia Metropolitana de Brasília (PED-PMB) referentes ao mês anterior.

A pesquisa foi divulgada na última terça-feira (29) pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo os pesquisadores, o recuo é atribuído, em grande parte, à criação de 30 mil novos postos de trabalho nos últimos 12 meses, número superior ao aumento da População Economicamente Ativa (PEA), que teve 13 mil pessoas a mais buscando inserção no mercado.

Relacionados:

Últimas notícias