Ministério da Defesa registra mais de 7 mil inscrições femininas no serviço militar em 2 dias

Há: 2 semanas atrás

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde a última quarta-feira (1º) até o meio-dia desta sexta-feira (3), o Ministério da Defesa registrou cerca de 7 mil inscrições no alistamento militar feminino.  De caráter voluntário e inédito nas Forças Armadas, o alistamento seguirá até 30 de junho de 2025. Mesmo período do alistamento masculino obrigatório.

As mulheres concorrem a uma das 1.465 vagas disponibilizadas em Brasília (DF) e em outros 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. A iniciativa é destinada às mulheres que completam 18 anos em 2025, ou seja, nascidas em 2007, a partir do decreto 12.154, de 27 de agosto de 2024, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As candidatas  podem se alistar de forma online (https://alistamento.eb.mil.br/alistamento) ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar em um dos municípios contemplados:   Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Os cargos iniciais para ocupação são os da graduação de soldado , no Exército e na Aeronáutica, ou marinheiro-recruta, na Marinha.

“As interessadas poderão escolher a Força que desejam incorporar, lembrando que serão levadas em consideração a disponibilidade de vagas, a aptidão da candidata e a especificidade exigida pela Marinha, Exército e Aeronáutica. O processo de recrutamento será realizado em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos”, afirma o Ministério da Defesa.

As mulheres selecionadas serão incorporadas no primeiro semestre de 2026, de 2 a 6 de março, ou no segundo semestre, de 3 a 7 de agosto.

A partir do ato oficial de incorporação, o serviço militar inicial feminino se tornará de cumprimento obrigatório. As militares incorporadas terão os mesmos direitos e deveres dos homens e ficarão sujeitas às penalidades previstas na legislação brasileira.

Conforme o Decreto 12.154, de 27 de agosto de 2024, o serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

As mulheres voluntárias não terão estabilidade no serviço militar. Após serem desligadas do serviço ativo, elas irão compor a reserva não remunerada das Forças Armadas.

A partir da aprovação em concurso público ou como militares temporárias, atualmente, existem 37 mil mulheres nas Forças Armadas, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo militar brasileiro.

De acordo com o Ministério da Defesa, nas três forças armadas, as mulheres atuam, principalmente, nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos, em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha; a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx); e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica.

Por meio de nota, o Ministério da Defesa afirma que pretende aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo serviço militar inicial feminino, alcançando 20% das vagas, sendo 1.100 no Exército Brasileiro, 300 na Aeronáutica e 155 na Marinha. 

Relacionados:

Após uma onda de polêmicas envolvendo a ampliação da fiscalização do Pix, a Receita Federal anunciou, nesta…

Há: 9 horas atrás

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai enviar a Rondônia um efetivo da Força Nacional. Os…

Há: 19 horas atrás

Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena no sorteio desta terça-feira (14). O prêmio acumulou, estimado em R$…

Há: 20 horas atrás

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o registro do primeiro caso de febre amarela em…

Há: 2 dias atrás

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem conferir os resultados…

Há: 3 dias atrás

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta segunda-feira (13), o Projeto de Lei que proíbe…

Há: 3 dias atrás

As fortes chuvas que atingiram Ipatinga, no interior de Minas Gerais, na madrugada deste domingo (12), deixaram…

Há: 3 dias atrás

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)…

Há: 4 dias atrás

Últimas notícias