A expectativa é que 1,3 milhão de passageiros passem pelo Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, durante o mês de dezembro, período de férias escolares e festividades de fim de ano.
Segundo a Inframerica, administradora do terminal, o aeroporto contará com cerca de 8 mil pousos e decolagens e 142 voos extras para atender à alta demanda, que representa um fluxo 1,8% maior, em comparação com 2023.
A estimativa da administradora é que as datas com maiores picos devem ser as que antecedem a festividade de Natal. Os horários de maior fluxo estão concentrados das 6h às 10h e das 18h às 22h.
No Brasil, os destinos mais procurados são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, seguidos por cidades do Nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza.
Brasília continua atraindo turistas e visitantes, com a estimativa de receber 390 mil desembarques somente em dezembro.
Já em relação a destinos no exterior, estão previstos para este período, 67 mil embarques e desembarques em 444 operações.
Dentre as novidades, a GOL Linhas Aéreas retoma, em 10 de dezembro, o voo direto para Cancún, no México, com duas frequências semanais, ampliando o leque de destinos internacionais. Atualmente, não existem voos diretos do Brasil para este que é um dos maiores e mais famosos destinos turísticos do Caribe.
Os passageiros que embarcarem de Brasília contam atualmente com voos diretos para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Santiago, Lima, Buenos Aires (a venda de passagens já está aberta) e, agora, Cancún e Bogotá, aumentando o potencial de conectividade do terminal brasiliense.