Para este ano, o Governo de Goiás prevê a entrega de obras significativas no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. As intervenções fazem parte do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Até dezembro, devem ser concluídas as reformas de 19 plataformas e seis terminais do Eixo Anhanguera.
O pacote de melhorias soma R$ 1,7 bilhão em investimentos. Atualmente, os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia estão em obras. Os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também receberão melhorias a partir dos próximos meses.
As dez estações do Eixo que serão reinauguradas são Botafogo, Iquego, Anicuns, Vila Morais, HGG, José Hermano, Ruas 7 e 8 (Setor Central), Capuava e Cascavel.
Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o novo modelo de transporte público, inspirado nas grandes cidades europeias e baseado na sustentabilidade, será referência nacional e internacional.
“Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade que proporcione dignidade ao cidadão”, afirma.
Outro destaque é a renovação da frota do transporte público, com a aquisição de mais de 1,5 mil veículos novos, todos equipados com ar-condicionado. Dentre eles, 190 são elétricos. Em 2025, serão entregues 151 ônibus super padron movidos a diesel com menor emissão de poluentes, e 49 elétricos.
O Projeto Nova RMTC também prevê melhorias nos cerca de 7 mil pontos de ônibus que compõem o sistema de transporte da Região Metropolitana.