GDF lança programa para combater evasão escolar

Alunos participantes do Incentiva DF, com idades entre 15 e 18 anos incompletos, irão receber R$ 200 mensais do governo pelo período de 12 meses

Há: 3 meses atrás

GDF lança programa para combater evasão escolar
O governador Ibaneis Rocha participou do lançamento do programa Incentiva DF, que busca combater a evasão escolar e fortalecer a convivência familiar. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal lançou, nesta quarta-feira (9), o programa Incentiva DF, que busca combater a evasão escolar incentivando a autonomia social dos jovens. A iniciativa oferece uma bolsa social mensal de R$ 200.

Durante o lançamento, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da proposta como ferramenta de transformação social.

 “É uma pauta muito importante para todos nós, porque somente através do incentivo à juventude e dos estudos é que a gente consegue dar realmente uma transformação tanto para os jovens quanto para suas famílias”, disse.

Ibaneis destacou a evasão escolar como um dos desafios enfrentados pelas políticas educacionais. “Um dos maiores problemas que nós vivemos na educação hoje é a questão da evasão escolar, e isso tem que ser combatido exatamente com o incentivo – é o que busca esse programa”, defendeu.

Primeira fase

Nesta primeira fase, o Incentiva DF atenderá 650 jovens com idades entre 15 e 18 anos incompletos inscritos no Cadastro Único, por um período de 12 meses. A expectativa do GDF é expandir o público para 2 mil beneficiários e estender o programa para 24 meses já no segundo semestre de 2025. Para manter o benefício, será necessário cumprir critérios como frequência e participação nas atividades oferecidas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “O Incentiva DF vem para mostrar outros horizontes para os nossos jovens. É uma forma de diversificar o leque de oportunidades que eles podem ter, permitindo que sonhem alto e tenham mais chances de se tornarem adultos com mais possibilidades”,

DF Social

O programa é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), faz parte do Plano DF Social e é vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo executada pelos Cecons e por organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras.

Nos espaços, os estudantes encontram apoio psicossocial, escuta qualificada e oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e preparação para o mundo do trabalho.

Relacionados:

Últimas notícias