G20: Declaração final trata de taxação dos bilionários, combate às desigualdades e clima

No documento, que obteve consenso de todos os países-membros, os líderes reafirmam o compromisso com temas cruciais

Há: 3 meses atrás

Luiz Inácio Lula da Silva durante aprovação do consenso da Declaração de Líderes do G20 do Rio de Janeiro | Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira (18), foi divulgada a Declaração de Líderes do G20 do Rio de Janeiro, marcando um consenso entre todos os países-membros.

Inclusão social, combate à fome e a pobreza; apoio à tributação dos bilionários; medidas pela transição energética; reforma da governança global e celeridade nas ações pelo clima e apoio à COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontece em 2025 em Belém do Pará, no Brasil. Esses são os compromissos centrais da histórica Declaração de Líderes do G20 do Rio de Janeiro, divulgada hoje.

Entre os destaques na agenda de inclusão social, combate à fome e à pobreza, a declaração destaca o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza; o apoio à tributação progressiva e ao compromisso de assegurar tributação apropriada dos bilionários.

“Com total respeito à soberania tributária, nós procuraremos nos envolver cooperativamente para garantir que indivíduos de patrimônio líquido ultra-alto sejam efetivamente tributados. A cooperação poderia envolver o intercâmbio de melhores práticas, o incentivo a debates em torno de princípios fiscais e a elaboração de mecanismos antievasão, incluindo a abordagem de práticas fiscais potencialmente prejudiciais”, diz o documento.

Os líderes do G20 destacaram a urgência de uma mobilização global contra as mudanças climáticas, reafirmando compromissos com o Acordo de Paris e as metas de neutralidade de carbono.

“Nós estamos determinados a liderar ações ambiciosas, oportunas e estruturais em nossas economias nacionais e no sistema financeiro internacional com o objetivo de acelerar e ampliar a ação climática, em sinergia com as prioridades de desenvolvimento sustentável e os esforços para erradicar a pobreza e a fome. Reconhecendo que a totalidade de nossos esforços será mais poderosa do que a soma de suas partes, nós cooperaremos e uniremos esforços para uma mobilização global contra a mudança do clima”, cita o documento.

Confira a íntegra da Declaração de Líderes do G20.

Relacionados:

O governo federal vai reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados que…

Há: 1 hora atrás

O sorteio da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (4), não teve nenhum ganhador. O prêmio acumulou e está…

Há: 2 horas atrás

A partir das 10h desta terça-feira (4), candidatos que concorreram a cargos do Concurso Nacional Unificado (CNU)…

Há: 22 horas atrás

O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi tema de uma polêmica envolvendo a cerimônia do Grammy…

Há: 23 horas atrás

O cantor sertanejo Gusttavo Lima agradeceu por ter sido mencionado e pelos resultados obtidos na pesquisa Genial/Quaest…

Há: 1 dia atrás

O resultado final para os candidatos que concorreram aos cargos de nível intermediário (Bloco 8) do Concurso Público…

Há: 1 dia atrás

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter em fevereiro a bandeira verde, a menos onerosa,…

Há: 1 dia atrás

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a…

Há: 1 dia atrás

Últimas notícias