O Distrito Federal permanece nesta sexta-feira (17), sob alerta laranja que indica perigo para chuvas intensas. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Esse alerta permanece desde a última terça-feira (14) e diversas regiões do Distrito Federal sofreram estragos devido as fortes chuvas.
De acordo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) as chuvas continua no final de semana.
A Defesa Civil ressalta que certos cuidados são necessários nesse período.
Para se evitar a ocorrências de desabamento de forro das casas e quedas de árvores, recomenda-se limpar os telhados, desobstruir as calhas, e podar ou cortar árvores com risco de queda. Também é aconselhável reforçar muros e paredes pouco confiáveis, além de estar atento à drenagem dos terrenos.
Para quem anda nas ruas na hora de chuvas intensas, deve-se observar se há bueiros, ralos e esgotos, checando se estão desobstruídos e com grade de proteção adequada para evitar acidentes.
Em caso de incidência de raios, o ideal é ficar dentro de casa ou procurar lugares seguros com proteção contra raios, evitando árvores, postos de gasolina ou locais que possam sofrer com as ações do vento.
Atravessar enxurradas ou áreas alagadas também não é uma boa ideia, visto que não é possível medir a força da água e a pessoa pode ser facilmente carregada. É importante estar atento aos locais de deslizamento e encostas.
Os motoristas que trafegam em carros e motos devem redobrar a atenção no trânsito, por causa das condições adversas de tempo que aumentam o risco de sinistro de trânsito, como o asfalto molhado, excesso de velocidade e baixa visibilidade.
Em casos de emergência, o número da Defesa Civil é 199. Mas, em situação de risco, o melhor é acionar primeiramente o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) pelo 193.