A partir de agora, as distribuidoras de bebidas terão que fechar mais cedo, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de ontem (31) que restringe o horário de funcionamento desses estabelecimentos em todo o Distrito Federal.
O documento estabelece que esses locais poderão operar apenas entre 6h e 0h, em todas as regiões administrativas, independentemente de estarem situados em áreas comerciais, mistas ou residenciais.
De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), o objetivo é reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de segurança à população.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ressalta que a regulamentação do horário em todo o DF evita a migração dos crimes e das desordens:
“Não adiantaria limitar o horário apenas em algumas regiões, mesmo naquelas em que não temos um crescimento tão vertiginoso. Mas isso evita que haja deslocamento dos crimes de uma região para outra”,
De acordo com levantamento da SSP-DF – feito pela subsecretária de Gestão da Informação (SGI), que monitora e qualifica os casos de homicídio no DF –, os índices de violência relacionados a bares e distribuidoras têm crescido. O estudo aponta que, em 2024, cerca de 20% dos homicídios tentados ou consumados ocorreram dentro, ou nas imediações desses estabelecimentos, sendo grande parte deles motivada por conflitos interpessoais, como brigas e desentendimentos iniciados nesses ambientes.
Nos primeiros dois meses de 2025, o percentual de homicídios tentados e consumados em bares e distribuidoras já chega a 24%. Além disso, estudos em andamento indicam que esses locais também são pontos frequentes de outras modalidades criminais, como vias de fato, lesões corporais, violência contra a mulher e tráfico de drogas.