A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) abriu processo para seleção de 7,5 mil vagas para educadores sociais voluntários (ESVs), para os anos letivos de 2025 e 2026.
As vagas serão distribuídas entre as 14 coordenações regionais de ensino (CREs) da rede pública de ensino. As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas exclusivamente pelo portal EducaDF, de 6 a 17 de janeiro de 2025.
Para facilitar o processo de inscrição, a SEEDF disponibilizou um manual completo no site para todas as etapas.
Os educadores sociais voluntários têm como funções apoiar alunos nas escolas regulares em tarefas como alimentação, locomoção e higienização de estudantes com deficiência ou transtornos, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Eles também participam de atividades pedagógicas e auxiliarão nos momentos de refeição no contraturno das escolas de tempo integral.
Para participar da seleção, o candidato deve ter pelo menos 18 anos e atender a um dos seguintes critérios:
→ Possuir experiência comprovada como educador social voluntário;
→ Estar cursando licenciatura ou bacharelado em áreas relacionadas ao programa;
→ Ter concluído o ensino fundamental;
→ Ser indígena com proficiência em português e na língua indígena.
A inscrição exige a apresentação de documentos como identificação oficial com foto, certidões negativas criminais das justiças Federal e Distrital, certidão negativa da Justiça Eleitoral, comprovante de residência e de escolaridade, além do termo de ciência exigido pelo edital. Candidatos com experiência também devem apresentar comprovação.
A formação dos ESVs será obrigatória e acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2025, com carga horária de 30 horas.
Com informações da Agência Brasília