O número de desaparecidos após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, chegou a 16, conforme atualização divulgada pela Defesa Civil de Estreito no Maranhão, na manhã desta segunda-feira (23). O acidente, ocorrido na tarde de domingo (22), também deixou uma pessoa morta e outra hospitalizada.
Localizada na BR-226, a ponte liga os municípios de Estreito, no Maranhão e Aguiarnópolis, em Tocantins. O vão central da ponte, que possuía 533 metros de extensão, cedeu, resultando na queda de pelo menos 10 veículos, incluindo quatro caminhões, três automóveis e três motocicletas.
Com o desabamento, a rodovia foi interditada. O ministro Renan Filho informou que equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram mobilizadas para avaliar os danos, identificar as causas do acidente e tomar medidas emergenciais. Ele chegou ao local na manhã desta segunda-feira acompanhado dos governadores Carlos Brandão, do Maranhão e Wanderlei Barbosa, do Tocantins para coordenar as ações.
Entre as possibilidades em análise está a construção de uma ponte provisória pelo Exército.
Antes de embarcar, o ministro disse que, além da vistoria da ponte, também começarão as medidas para apurar as responsabilidades sobre o ocorrido, e que vão tomar as medidas cabíveis para o momento e já começar os trabalhos para recuperar essa conexão importante entre os dois estados.