Após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão saíram otimistas em relação a manutenção da atual base de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
“O presidente disse que vai indicar uma pessoa que tenha conhecimento das questões orçamentárias e, para nós, isso é muito importante, pois poderemos demonstrar quais serão os impactos na vida da população brasiliense”.
Ibaneis relatou ter reforçado ao presidente da Câmara as diferenças entre o Fundo Constitucional e os Fundos de Desenvolvimento Regional.
“São coisas que não podem ser comparadas e eu fiz questão de explicar isso ao presidente Arthur Lira, porque o Fundo Constitucional é um fundo de custeio, enquanto esses demais fundos que são importantes para o país são fundos de desenvolvimento e de investimento. E no nosso caso aqui nós temos um fundo que está estritamente vinculado à questão da segurança da capital da República, investimentos na área de saúde e educação. Então eu não posso mexer nesse dinheiro em nada que não seja dessa maneira. E tive a oportunidade de explicar também, com o apoio de todas as bancadas, que a utilização desse fundo aqui no Distrito Federal tem sido feita com muita responsabilidade ao longo desses últimos anos. Quem analisar a execução do Fundo vai ver que eu não peguei esse dinheiro e saí distribuindo reajustes para todo mundo. Tudo foi feito com muita negociação”.
A vice-governadora Celina Leão também falou em confiança sobre a manutenção do FCDF depois da reunião. Ela ressaltou que Lira demonstrou sensibilidade em relação ao assunto.
“Foi uma reunião muito tranquila. Ele nos explicou que a proposta do governo federal ainda não tem relator designado na Câmara. Nos próximos dias, continuaremos debatendo o tema. É um assunto de extrema importância para nós”.
Participaram da reunião com Arthur Lira presidente locais de siglas, como a vice-governadora Celina Leão (Progressistas), o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (que preside o MDB-DF), Manoel Arruda (União Brasil), Wanderley Tavares (Republicanos), Paulo Octávio (PSD) e a deputada federal Bia Kicis (PL).
Também estiveram presentes todos os representantes do DF no Senado, os senadores Izalci Lucas, Damares Alves e Leila Barros, e toda a bancada brasiliense na Câmara (formada pelos deputados Rafael Prudente, Fred Linhares, Gilvan Máximo, Julio Cesar, Alberto Fraga, Erika Kokay, Reginaldo Veras e Bia Kicis), além da deputada Antônia Lúcia, do Acre, e do deputado distrital Eduardo Pedrosa.