A partir desta quarta-feira (16), os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal com deficiência, altas habilidades e superdotação, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtornos Funcionais Específicos (TFEs) poderão solicitar o remanejamento escolar. O prazo, segundo a Secretaria de Educação, vai até o dia 30 de outubro.
Para realizar o pedido, os pais ou responsáveis devem comparecer à escola em que o aluno está matriculado, onde será necessário preencher um formulário com dados do estudante, do responsável e da regional de ensino atual e da desejada, além do turno de preferência.
O remanejamento permite que o estudante, matriculado para no ano letivo de 2024, solicite a transferência para outra escola pública mais próxima de sua residência, local de trabalho ou de sua preferência. É importante que os pais verifiquem se a escola desejada oferece o atendimento especializado necessário, sendo exigida a apresentação de novos laudos ou diagnósticos, se houver, para estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).
O resultado das solicitações será divulgado no site da Secretaria de Educação no dia 30 de dezembro, a partir das 18h. Os responsáveis devem acompanhar a publicação.
Já o remanejamento para estudantes do ensino regular que desejam mudar de escola também deve ser feito diretamente na unidade escolar, mas o período de solicitação vai de 4 a 14 de novembro, com o resultado divulgado em 30 de dezembro.