Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 5ª Delegacia de Polícia, realizou a Operação Hermanos, desarticulando uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas.
As investigações começaram em junho de 2024, após monitoramentos apontarem que drogas estavam sendo comercializadas em festas na região central de Brasília. Durante cinco meses de apurações, a PCDF identificou os principais envolvidos na distribuição de drogas ilícitas na capital.
A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em áreas estratégicas do Distrito Federal e Entorno, incluindo Guará, Riacho Fundo, Asa Sul, Estrutural e Valparaíso (GO). Sete pessoas foram presas em flagrante, incluindo cinco homens e uma mulher, com idades entre 30 e 40 anos. Dois dos investigados, irmãos, utilizavam um comércio no Guará para lavar dinheiro do tráfico. Apenas um dos investigados tem passagem por estupro de vulnerável e porte de arma.
Entre os alvos estavam duas clínicas veterinárias que vendiam cetamina irregularmente. A substância, um anestésico controlado, é utilizada na medicina veterinária e humana, e tem efeitos alucinógenos.
“As clínicas investigadas estavam vendendo a substância sem a devida autorização, contribuindo para o abastecimento de redes criminosas”, informou a PCDF.
Foram apreendidas maconha, cocaína, cetamina, uma arma, balanças de precisão, materiais para embalagem de drogas, celulares e dinheiro.
Os investigados responderão por tráfico de drogas, cujas penas variam de 5 a 15 anos de reclusão, e associação, com penas de 3 a 10 anos.