Número de registros policiais no Carnaval deste ano é 51% menor que em 2024

Dados preliminares da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) indicam que, até o final da tarde desta segunda (3), foram 106 ocorrências desde o início da folia

Há: 8 meses atrás

Foto: Divulgação/SSP-DF

Dados preliminares da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) indicam uma queda de 51% nas ocorrências registradas no Carnaval deste ano, até o final da tarde desta segunda-feira (3), em comparação com 2024. Foram contabilizadas 106 ocorrências, sendo 72,6% delas relacionadas a furtos diversos, como subtração de celulares.  

As forças de segurança seguem mobilizadas no planejamento coordenado pela SSP-DF, com monitoramento a partir do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e apoio de 31 órgãos. Na Cidade da Segurança Pública, localizada no estacionamento da Torre de TV, funcionam os centros de comando e controle das corporações, acompanhando os 18 eventos carnavalescos cadastrados.

Reforço na Fiscalização

A Polícia Militar do DF (PMDF) intensificou a fiscalização nas linhas de revista para garantir a segurança dos foliões, proibindo objetos perfurocortantes e outros itens que possam representar risco aos foliões.

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) fiscaliza ambulantes irregulares, proibindo a venda de itens como garrafas de vidro e espetinhos.

O Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) está estrategicamente posicionado para atendimento emergencial e reforçou o efetivo com viaturas extras, apoio aéreo e um posto médico.  

Cuidados e Conscientização

A PMDF distribuiu 600 pulseirinhas de identificação para crianças e promove ações educativas contra o uso de drogas. Carteirinhas também estão disponíveis pelo site da corporação. A SSP-DF também realiza campanha de conscientização sobre respeito à diversidade, combate à violência de gênero e segurança no trânsito.

A Polícia Civil montou uma delegacia móvel e disponibiliza o Maria da Penha Online para denúncias. O telefone 197 também está disponível para atendimento.

O Detran-DF promoveu ações educativas em blocos carnavalescos, alcançando cerca de 9 mil pessoas com campanhas contra a combinação de álcool e direção, utilizando teatro, jogos interativos e intervenções artísticas.

A recomendação das autoridades é utilizar o transporte público gratuito oferecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que tem se mostrado uma alternativa segura e eficiente para os foliões.

Relacionados:

Últimas notícias