As caixas-pretas do avião que caiu no Cazaquistão, chegam ao Brasil nesta terça-feira (31), mais especificamente em Brasília, onde serão analisadas no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Os gravadores de voo foram enviados para o Brasil, tendo em vista que o avião que caiu no Natal (25) é um jato da Embraer. O Cenipa é o órgão brasileiro responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado das aeronaves produzidas pela Embraer.
Além dos técnicos brasileiros envolvidos na degravação dos dados, o centro da Aeronáutica receberá três investigadores do Cazaquistão, três do Azerbaijão e três da Rússia.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o resultado das análises será entregue ao Cazaquistão. “Ao término dos trabalhos, os dados extraídos serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, agência responsável pela análise e investigação do acidente em pauta, conforme os protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos”.