As idas e vindas do Governador Caiado à China frutificaram. Os empresários chineses estão montando empresas em vários municípios do Estado e aproveitando uma grande lacuna que o centro-oeste tem. Em 2024, empresas como a Chint Power da indústria de energia fotovoltaica e micro-redes, BYD, gigante da indústria de veículos elétricos, a CMOC que vai explorar o Nióbio em Catalão e a WeiChai Holding Group, já iniciaram suas obras nos municípios goianos.
Agora, Águas Lindas torna-se a bola da vez. O Prefeito Dr. Lucas Antonetti, anunciou a chegada de um polo industrial e tecnológico com predominância chinesa, onde se instalará o Canal Expressa Brasil-China Product Exhibition Center (ITEC): Um pavilhão permanente de exposição comercial e cultural entre os dois países. O complexo terá 10 mil metros quadrados em área próxima às margens da BR 070.
Também será construído o Polo Industrial Sol Nascente: que contará com 67 módulos industriais. O sucesso está garantido, antes do lançamento, 37 estão reservados e 20 indústrias deverão iniciar suas operações até o final do primeiro semestre de 2025.
Estima-se a criação de 2 mil empregos diretos com a chegada dessas empresas ao município. O Prefeito, Lucas Antonietti, entusiasmado disse: “Estamos preparados para a concretização desse projeto, com contratos, legislações e recursos já alinhados. As empresas, que atuam em áreas como drones, motocicletas, energia fotovoltaica e eletrônica, transformarão Águas Lindas em uma referência na relação comercial entre Brasil e China”.
A Secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury abordou os benefícios fiscais oferecidos aos municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) para a atração e instalação dessas novas empresas. “A parceria com o mercado chinês reflete o empenho do prefeito e de sua equipe, com o apoio integral do governador Ronaldo Caiado, que tem fortalecido as relações internacionais ao longo de sua gestão”, destacou a Secretária.
Além disso, o município de Águas Lindas, também poderá utilizar os benefícios fiscais do Estado, o ProGoiás, com outorga de créditos de 67%, para essas empresas que se impulsionarão o desenvolvimento da região.
A China é um excelente parceiro comercial do Brasil e os governadores mais focados no desenvolvimento industrial e tecnológico de suas regiões podem se beneficiar dessa abertura. Tecnologia, inovação, ousadia e dinheiro, parece que não falta aos chineses.