Distrito Federal declara emergência ambiental para combater incêndios florestais 

Medida vale para os meses de março e novembro deste ano

Há: 9 meses atrás

Foto: Divulgação/Sema-DF

O governador Ibaneis Rocha assinou decreto que declara estado de emergência ambiental no Distrito Federal entre março e novembro de 2025 para intensificar ações de prevenção e combate a incêndios florestais. O decreto n.º 46.946, publicado no Diário Oficial do DF de quinta-feira (13), visa a adoção de medidas emergenciais para minimizar os impactos das queimadas no Cerrado.

A Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema-DF) será responsável por coordenar as ações com os órgãos do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF).

“O combate aos incêndios florestais exige planejamento, integração e rapidez. Esse decreto nos dá respaldo para agir com eficiência, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma estratégica para proteger nossas áreas verdes e a qualidade do ar que respiramos”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

Com a vigência do decreto, diversas secretarias e entidades governamentais devem reforçar monitoramento, prevenção e combate às queimadas, priorizando a contratação emergencial de brigadistas florestais, o monitoramento de áreas de risco e ações educativas para conscientização da população sobre os riscos e consequências dos incêndios.

“Esse decreto respalda a importância da contratação da brigada e demais ações necessárias para o enfrentamento do período de seca em nossas vegetações nativas. Temos observado de perto as mudanças climáticas e seus efeitos, que sentimos diariamente. Essa é uma pronta resposta que o nosso governo dá para garantir a proteção do nosso Cerrado”, afirma o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer.  

Relacionados:

Últimas notícias