Consórcio premia segurança pública do Distrito Federal devido a dispositivo de proteção a mulheres

Há: 9 meses atrás

Foto: Divulgação/SSP-DF

A segurança pública do Distrito Federal foi reconhecida pelo Consórcio Brasil Central (BrC) com o Prêmio de Boas Práticas, devido ao Dispositivo de Proteção à Pessoa (DPP) que recebeu o 1º lugar, destacando-se como uma iniciativa pioneira no monitoramento de vítimas e agressores em casos de violência doméstica.

A premiação ocorreu durante encontro de governadores que compõem o BrC em Brasília para tratar de temas da segurança pública e o planejamento de ações integradas entre Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

A premiação tem como meta disseminar, entre as unidades da Federação do grupo, ações inovadoras, incentivar a implementação de iniciativas de gestão, valorizar servidores públicos e trocar experiências. Tudo isso nas principais áreas de governo, como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, desenvolvimento econômico e social, gestão pública e inovação e outros. Ao todo, foram 174 inscrições, sendo um dos mais concorridos desde a criação do prêmio.

O programa Viva Flor também foi premiado, conquistando o 2º lugar na categoria. Por meio do programa, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), em parceria com o Poder Judiciário e com as polícias Civil e Militar, oferece socorro policial prioritário a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de risco grave, assim reconhecida em ato judicial ou pela autoridade policial atuante nas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deams I e II). O encaminhamento ao programa, por ato do delegado, é uma inovação que passou a ser oferecida em agosto de 2023, visando à expansão da proteção.

O consórcio presidido atualmente pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reconduzido ao cargo nesta quinta-feira (27), é uma entidade pública que atua na integração de políticas públicas nos estados membros, abrangendo áreas como saúde, educação e segurança. Criado em 2015, o consórcio marca uma década de atuação em 2025, sendo um modelo pioneiro de colaboração interestadual.

Relacionados:

Últimas notícias