GDF divulga planejamento operacional de segurança pública do Carnaval 2025

Há: 9 meses atrás

Foto: Divulgação/PMDF

Ao todo, 112 blocos foram cadastrados para o período de 1º a 4 de março, sendo 54 no Plano Piloto e os demais distribuídos entre outras 17 regiões administrativas.

A Esplanada dos Ministérios concentrará grande parte dos eventos, motivo pelo qual as vias N1 e S1 serão interditadas de sábado (1º) até terça-feira (4), diariamente, das 12h a 1h do dia seguinte. A via S2 permanecerá fechada todos os dias, sendo reaberta apenas na quarta-feira (5). Outros pontos de folia incluem as asas Sul e Norte, o Eixo Cultural Ibero-americano e o estacionamento 12 do Parque da Cidade.

Os blocos com previsão de público acima de cinco mil pessoas foram realocados para fora das quadras residenciais, conforme recomendação do MPDFT. Assim, Galinho de Brasília, Concentra Mas Não Sai, Agoniza Mas Não Morre e Ventoinhas de Canudos foram transferidos de local. Os dois últimos funcionarão nas tesourinhas entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV, interditando a ligação entre as asas Sul e Norte no domingo e na terça-feira.

A concentração das equipes do Samu será nas proximidades do Teatro Nacional. Os eixões Sul e Norte permanecerão fechados ao trânsito de veículos durante todos os dias da festa.

Eventos próximos a áreas residenciais não poderão ultrapassar as 23h, em conformidade com a recomendação do MPDFT. Os blocos de rua terão funcionamento permitido até 1h.

O planejamento elaborado para o Carnaval 2025 integra o eixo 1 do programa Segurança Integral, com iniciativas voltadas para a construção de espaços seguros.

Monitoramento

A folia será monitorada pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 31 órgãos e instituições do GDF voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.

A segurança contará com monitoramento por câmeras e drones, ampliando a capacidade de vigilância de multidões e áreas de difícil acesso. “Com isso, a SSP-DF aumenta a capacidade de monitoramento, facilitando a identificação de situações suspeitas e permitindo respostas mais rápidas a emergências”, destaca Sandro Avelar.

Cidade da Segurança Pública

As forças de segurança contarão com uma base no centro da capital, denominada Cidade da Segurança Pública. A estrutura será montada no estacionamento norte da Torre de TV, servindo como ponto de apoio para agentes e comandos móveis das corporações.

Trânsito

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) elaboraram planejamentos para que os foliões aproveitem a festa com tranquilidade, garantindo a segurança viária e a fluidez do tráfego para toda a população. “O objetivo é que não tenha muito impacto no trânsito, mas haverá mudanças, e é importante lembrar que o Eixão estará fechado todos os dias. Orientamos que o público dê preferência para o transporte público, que será gratuito nesses dias, e também ao transporte por aplicativos”, ressalta o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, Edvã Sousa.

Durante o Carnaval, as equipes do Detran-DF vão realizar grandes blitzes educativas nas cidades, com exposição de veículos sinistrados em caminhão Munck. Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas serão abordados e receberão material educativo.

Apesar de o principal foco da operação ser o combate à direção sob influência de álcool, outras infrações também estarão no radar dos agentes, como estacionamento irregular, uso do celular ao volante, deixar de dar preferência ao pedestre na faixa e não usar o cinto de segurança.

Estão programadas 30 operações do tipo blitz, 20 operações de estacionamento irregular, 40 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 120 pontos de demonstração.

PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal vai empregar, diariamente, efetivo policial nos eventos no Plano Piloto e demais regiões administrativas com programação carnavalesca. O policiamento será reforçado com viaturas e efetivos a pé, do começo até a dispersão do público.

“É importante ressaltar que a Operação Carnaval é um evento à parte e não compromete o policiamento de rotina”, explica o chefe do Departamento de Operações da corporação, coronel Wesley Santos.

Haverá linhas de revistas nas proximidades dos blocos, com foco na retirada de objetos que possam comprometer a segurança dos foliões, como perfurocortantes. A ação terá apoio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Equipes especializadas também participarão do policiamento da Operação Carnaval 2025, como Cavalaria, Batalhão de Trânsito, Patamo, Rotam, Batalhão de Operações Aéreas (Bavop) e de Cães (BPCães).

Os policiais militares reforçarão a segurança nas estações do metrô e na Rodoviária do Plano Piloto, em parceria com órgãos de mobilidade urbana. “Esses locais concentram um grande número de pessoas, principalmente na dispersão dos eventos”, observa o coronel.

Para entrar no espaço Grand Folia, que será montado no primeiro quadrante da Esplanada, também será feita revista pessoal.

Relacionados:

Últimas notícias