Após celebrar a música e as artes cênicas, a dança ganha destaque no projeto Viva o Teatro, marcando a reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro. Nesta quinta-feira (26), diferentes companhias se apresentam na Sala Martins Pena com apresentações gratuitas, com ingressos disponibilizados pela plataforma Sympla.
A programação começa às 19h10 com a Síntese Cia de Dança e o espetáculo Corpo em Serenata. Às 19h50, é a vez da Transições Companhia de Dança e Artes encantar o público com Na Pegada Popular no Coração do Brasil. Às 20h30, a equipe Shamsa Nureen apresenta Magia do Oriente, e a noite será finalizada às 21h10 com o Boi de Seu Teodoro, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.
A revitalização do Teatro Nacional Claudio Santoro iniciou em dezembro de 2022, começando pela Sala Martins Pena e seu foyer.
Com um investimento de R$ 70 milhões realizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a primeira fase incluiu a adequação da infraestrutura para as diretrizes atuais, bem como a recuperação da Sala Martins Pena.
A próxima etapa do projeto, que prevê um aporte de R$ 315 milhões, inclui a restauração da Sala Villa-Lobos, do Espaço Dercy Gonçalves, da Sala Alberto Nepomuceno e do foyer da Villa-Lobos.