Fórum de Governadores começa nesta quinta-feira

Entre as pautas que serão tratadas estão: reforma tributária, segurança, saúde e trabalho

Há: 2 meses atrás

O anfitrião do evento é o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Foto: Paulo H Carvalho/ Agência Brasília

Brasília será sede da XV edição do Fórum de Governadores, o evento ocorre nesta quinta-feira (28) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a partir das 9h. O anfitrião do evento é o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que ressalta a importância do fórum.

“O fórum representa um momento para que cada governador apresente as questões pertinentes de seu Estado e também os pontos em comum e discordâncias nos assuntos mais importantes para o país. Cada encontro é muito importante para construirmos um país melhor e discutirmos o melhor para a população”.

Além dos Chefes de Estados, também estarão presentes autoridades de diferentes esferas do governo. Na ocasião serão debatidos temas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, como, segurança pública, assistência social, saúde pública e reforma tributária.

O primeiro tema da pauta será segurança pública, com participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Em seguida, o fórum abordará questões sociais, com a apresentação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, virá na sequência para falar sobre os avanços e desafios na saúde pública.

A programação será encerrada com um debate sobre a reforma tributária. O tema será apresentado pelo presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier, e contará com a participação do senador Eduardo Braga, relator da regulamentação da reforma no Senado.

Sobre o Fórum de Governadores

O Fórum de Governadores é um espaço onde os chefes do Executivo de todo o país se reúnem em Brasília para tratar assuntos de interesse comum aos entes federativos. Nas 14 edições realizadas, os representantes dos estados discutiram assuntos como o equilíbrio fiscal, o pacto federativo, medidas de segurança, a busca por mais recursos para a educação e a distribuição de vacinas. O marco legal do saneamento básico e questões ambientais também já foram pautas dos encontros.

As reuniões também contaram com a presença de especialistas nas áreas de economia e segurança pública e membros dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. Antes de cada edição do fórum, os temas são discutidos pelos governadores e escolhidos relatores para assumirem a relatoria do assunto de acordo com a afinidade à área.

Os encontros ocorreram em diferentes locais, tais como o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o Palácio do Buriti e o edifício-sede do Banco do Brasil. Também foram feitas reuniões virtuais em virtude da pandemia de covid-19.

Relacionados:

A renegociação de dívidas de clientes com débitos com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)…

Há: 3 horas atrás

Estudo realizado pelo Detran-DF sobre os 223 acidentes de trânsito com vítimas fatais ocorridos em 2024 aponta…

Há: 3 horas atrás

Nesta quarta-feira (5), devido à partida de futebol entre Vasco e Fluminense, as equipes de fiscalização do…

Há: 3 horas atrás

As regiões administrativas do Lago Sul, Sol Nascente e Planaltina ficarão temporariamente sem energia nesta quarta-feira (5)….

Há: 4 horas atrás

Desde o ano passado está em vigor no Distrito Federal uma lei que cria uma “lista de…

Há: 12 horas atrás

Consolidando-se como um dos principais hubs do país, o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek deu…

Há: 13 horas atrás

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, esteve presente na sessão solene que deu início ao ano…

Há: 15 horas atrás

Nesta quarta-feira (5), às 15h, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresentará, em…

Há: 16 horas atrás

Últimas notícias